O Programa de Extensão Formação para a Cidadania Ativa e a Transformação Social, da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), em parceria com o Programa de Educação Tutorial do Curso de Produção e Política Cultural, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), lançou em 2021 a “Cartilha de Orientação: identificando e enfrentando a violência doméstica”.
A cartilha tem objetivo de fortalecer a rede de enfrentamento à violência, através de informações que possam orientar mulheres e profissionais a fim de auxiliá-las a romper com o ciclo da violência e recorrer aos serviços públicos existentes.
Para tanto, o material traz explicações do que é a violência contra as mulheres, os tipos de violência e o ciclo da violência doméstica. Também aborda a Lei Maria da Penha, fornece orientações sobre medidas protetivas de urgência e os canais de denúncia disponíveis no município de Pelotas/RS.
Vale dizer que, apesar de apresentar apenas os canais de denúncia na cidade de Pelotas, local de intervenção do Programa de Extensão, a cartilha pode ser adaptada e difundida em outros municípios da região.
Acesse a cartilha através do QR Code disponível no card em anexo ou através do link: https://drive.google.com/file/d/1agJXtZTA5fUWhrRiZlxwvrcn-92Poj74/view?ts=625d636e
Ah! Se possível, compartilhe conosco sua avaliação do material e sinta-se à vontade para compartilhá-lo com outras pessoas.
Boa leitura! 💜